May 25, 2019

MEDITAÇãO MONOTEÍSTA E METAFÍSICA



            O esboço do modelo mínimo de evolução acerca das (apesar de a Idade Média se construir sobre a destruição do mundo) instituições e culturas medievais só foi possível graças à evolução e as influências tardomedievais. Sem elas não seria possível entender o passo do pensamento mitopoiético antigo (que, no entanto, persiste no mundo rural e na maior parte da população medieval) ao mundo moderno dominado pela ciência e pela técnica.
            A propósito a intuição de Auguste Comte continua sendo muito útil. O autor pensa que o monoteísmo religioso foi a chave para unificar a explicação do mundo em uma única e trabalhada cosmovisão que deixa para trás tanto o politeísmo quanto os mitos antropomórficos e zoomórficos. Somente a partir de tal aporte do monoteísmo – diz Comte – a humanidade poderá evoluir até uma cosmovisão unitária mais rigorosa e estruturada racionalmente: em primeiro lugar de tipo filosófico-metafísico. Como destaca Max Weber (no início de A ética protestante e o espírito do capitalismo): “o desenvolvimento pleno de uma teologia sistemática é próprio do Cristianismo influenciado pelo helenismo”. [i]
            Pois bem: em tal evolução resulta de todo essencial a importância da tradição teológica e escolástico-universitária medieval. A complexíssima e mutável relação medieval entre razão e fé é chave para a progressiva sistematização dos saberes e para a secularização das cosmovisões. Podemos perseguir o impacto do monoteísmo teológico nos posteriores sistemas racionalistas baseados em um único fundamento ou princípio de tipo metafísico. Nesta linha, Ernest Gellner aponta que a grande estruturação escolástica medieval unificou a totalidade dos saberes humanos, com potência abstrata e grande coerência silogística:
            A alfabetização; a unificação escolástica em um sistema; o monoteísmo exclusivo e zeloso; o brilhante modelo que preserva a verdade mediante inferências rigorosas na geometria, na lógica e talvez no Direito; a centralização da classe intelectual; uma estrita delimitação da revelação e uma limitação de sua fonte, excluindo um incremento fácil, uma monopolização e burocratização da magia por parte do grêmio clerical: tudo isto conjuntamente originou de algum modo um sistema unificado, dirigido centralmente, com um vértice único.
            A criação de uma complexa e muito bem estruturada cosmovisão com um núcleo metafísico e teológico talvez seja o grande aporte escolástico. Rodney Stark (em seus livros The Victory of Reason. How Christianity Led to Freedom, Capitalism and Western Success, 2005, e The Rise of Christianity, 1996) argumenta que a razão, e a mentalidade e a preponderância europeia é em grande medida resultado do influxo cristão. Em primeiro lugar, o cristianismo é uma religião claramente antimistérica e antimágica, que põe a razão como dom supremo de Deus. De acordo com o anterior, as grandes construções escolásticas do saber teriam sido modelos de razão forte, estruturada e coerente que – mais tarde e crescentemente secularizada – permitirá os grandes sistemas metafísicos racionalistas (desde Descartes a Leibniz, passando por Hobbes e Spinoza).
            Certamente, a construção de um marco argumentativo racional e coerente (que inclusive superara o aristotélico) e a profissionalização da educação (apontando já a tarefas de rigor produtivista) pode ser a grande contribuição da escolástica. É o caso por exemplo de suas contribuições ordenando e classificando os textos clássicos, introduzindo as convenções para seu correto tratamento, datação, estruturação...; e desenvolvendo disciplinas auxiliares para essas questões.
            A escolástica colabora decisivamente na extensão da alfabetização europeia e o posterior humanismo civil continua nessa linha. Recordemos que “cleriqus” chegou a identificar-se com “literatus” (o que era capaz de ler em latim). E isso transformou profundamente a sociedade:
            Pela primeira vez desde a Antiguidade, a Europa presenciou a existência de um mercado de idéias desinteressado, para o qual o pré-requisito essencial era um sistema de comunicação baseado em textos. O produto lógico da organização e classificação escritas do conhecimento foi o sistema escolástico.[ii]
            Portanto, é indiscutível que as universidades e, notadamente, a escolástica que nelas nasceu representam um importante (embora ainda menosprezado) processo de modernização e, mesmo, de secularização. A herança da Escolástica sobre referidos processos resta evidente, se os compararmos à Patrística e ao saber monacal. Pois de fato as universidades escolásticas lograram a vital tarefa de depurar e integrar as tradições e racionalidades grega (já conhecida à época), latina pagã, árabe e judia, em uma muito potente tradição e racionalidade cristã.




[i]  Max Weber, La etica protestante y el espiritu del capitalismo, trad. Luis Legaz Lacambra, 11. ed., Barcelona, Peninsula, 1992, p. 11.
[ii] Brian Stock, The Implications of Literacy: Written Languages and Models of Interpretation in the Eleventh and Twelfth Centuries, Princeton, 1983, p. 86. apud Jack Goody, La logica de la escritura y la organizacion de la sociedad, trad. Inmaculada Alvarez Puente, Madrid, Alianza Editorial, 1990, p. 213.



Do artigo “INFLUÊNCIAS MEDIEVAIS E INOVAÇÕES MODERNAS. UMA ANÁLISE MACROFILOSÓFICA” de Gonçal Mayos (traído por Karine Salgado) em ENTRE O MEDIEVAL E O MODERNO: REPRESENTAÇÕES E RUPTURAS, FILOSOFIA, CULTURA E DIREITO de KARINE SALGADO E ARNO DAL RI JÚNIOR (Organizadores), EDITORA UFMG, BELO HORIZONTE, 2019.

Veja as posts:

No comments:

Post a Comment