Pães estão acendendo velas aos pés de Cristo. É uma imagem surreal que não tem sentido ou aponta para uma imagem muito profunda?
Baseia-se
apenas na similaridade formal dos pães e velas, pede para oferecer mais
pão e menos velas ou - também - se refere às raízes cristãs em uma
teologia do trigo?
Na liturgia católica, o pão se torna o corpo
de Cristo, como o vinho em seu sangue. Não é uma chance, nem uma mera
anedota, mas uma necessidade teológica substancial.
Trigo e
várias formas de pão feitos com cereais de sequeiro (secar ao
sol-centeio) alimentaram imensamente os povos das "religiões do livro".
Não apenas o cristão com suas muitas confissões, mas também o judaico e o
islâmico, com ela própria. Para o povo do Crescente Fértil, os cereais
são um presente de Deus e -ao seu redor- é onde talvez a agricultura
tenha se desenvolvido. Estava sempre em constante diálogo com a
religião.
Os povos do sul e da Mesoamérica adoram o Deus mais
importante a quem ele entregou o milho. Embora tenham sido eles que,
autonomamente, criaram outro tipo de agricultura que, além disso,
transformou as primeiras e minúsculas espigas que os arqueólogos descobriram, nas
relativamente imensas que comemos hoje. No museu Larco (Lima, Perú) estão expostos bastões cerimoniais com sabugo de milho em ouro (foto anexada de G. Mayos).
Até os povos do Extremo
Oriente que, de maneira totalmente independente, descobriram,
desenvolveram e aprenderam a cultivar arroz em campos inundados, também o
cantam como uma oferta de seus deuses. É por isso que também podemos
distinguir uma teologia do arroz e uma teologia do milho, que coincidem
em não ser monoteístas.
Portanto, não deveria nos surpreender que
as ofertas de trigo, arroz e milho em cada uma de suas raízes
religiosas diferentes e profundas sejam constantes e constantes ao longo
da história. As ofertas de pão para Cristo têm um senso
ritual-religioso mais antigo e profundo do que a vela.
Embora a
cera possa iluminar e perfumar nossas igrejas, os cereais sempre
iluminaram e perfumaram metaforicamente as religiões do livro.
Ampliació del llibre Poesofemes – Poemes visuals
de Gonçal Mayos i Toni Prat, Badalona: Pont del petroli edicions, 2020, 81 pp,
ISBN: 978-84-120925-5-4. Véase
el vídeo en la Sexta edición del ENCUENTRO INTERNACIONAL "FICCIÓN Y
DERECHO" (FICDER) Tuvo lugar el 1º de agosto de 2020.
Vegeu les Poesofies:
- LA GUILLOTINA DE LA CONFESSIÓ
- BIG DATA I PETJADA DIGITAL- LA GUILLOTINA DE LA CONFESSIÓ
- TEOLOGIES DEL BLAT, PANÍS I ARRÒS
- TEOLOGÍAS DEL TRIGO, DEL MAIZ, DEL ARROZ
- TEOLOGIAS DE TRIGO, MILHO, ARROZ
Gosto muito da sua interpretação Gonçal ... e acho ilegível ... mas se as barras de pão com um pavio dentro delas foram feitas pelo homem ... e foi o homem que as separou ... . ???
ReplyDeleteA agricultura é desenvolvida pelos povos. Eles o tornam humano (incluindo mulheres que eram essenciais!). É por isso que eles divinam e sacralizam o que lhes permite viver.
ReplyDeleteAté as teologias concretas são criadas pelos humanos ... obviamente pensando em Deus, o transcendente e o supra-humano.
Enfim, para colocar meu grão de areia, devo dizer que o espírito deste poema era fazer uma crítica severa ao desperdício de liturgias para as diferentes religiões ...
ReplyDelete(parece que importa mais "aparecer" do que levantar pão para os pobres ...)