A face liberal e desregulamentadora do neoliberalismo demorou poucas décadas para metamorfosear-se em sistemas de poder que, longe de prestigiar a liberdade e a democracia, estabelecem no controle social uma de suas principais metas.
Se o neoliberalismo, como a pós-modernidade, opera
ideologicamente na chave da hiperindividualização, nem por isso deixou de
atingir o estágio de buscar formas de submeter às pessoas agora atomizadas e insuladas,
esvaziando o sentido da cidadania, da personalidade, da identidade, da
humanidade.
O livro que apresentamos é ao mesmo tempo fruto de nossa rebeldia e de nossa indignação: recuperamos textos debatidos em eventos sediados pela Universitat de Barcelona e pelo Ateneu Barcelonès, em 2019, nos quais pesquisadores brasileiros, catalães e espanhóis tratam macrofilosoficamente das candentes questões que dizem respeito à distopia que vivemos no presente, ao papel do poder e da religião frente ao controle social e mesmo do fenômeno detectado da morte da justiça.
O grupo internacional de pesquisa em Cultura, História e Estado, sediado na UB e na UFMG, assim como cada uma e cada um dos intelectuais que aqui se integram, reafirma nosso compromisso com o avanço da ciência e da tecnologia, com a educação pública, gratuita e de excelência, com a autonomia universitária, com o progresso da democracia e dos direitos fundamentais e, muito especialmente, com o Estado de Direito — maior conquista da história humana.
“Projetamos o presente livro como o necessário exercício dos dias atuais de diagnosticar realista e rigorosamente as sociedades de controle (cujo estágio superior pode ser a ameaçadora ‘sociedade do confinamento’); para assim recompor eficientemente uma ampla aliança das forças sociais progressistas e preparar uma potente estratégia de resposta. Ora – como acontece em momentos graves como o atual – o futuro está em jogo e toda crise é também uma oportunidade de melhora”. Gonçal Mayos Professor titular de Filosofia da Universitat de Barcelona.
No livro A sociedade do controle?: macrofilosofia do poder no neoliberalismo. Andrade, Durval A.; Mayos, Gonçal; Horta, José Luiz B.; Miranda, Rodrigo M. A. (Coords.); Belo Horizonte: Fórum, 2022. 366 p. ISBN 978-65-5518-260-6.
É com grande felicidade que os convidamos para o lançamento da obra A Sociedade do Controle? Macrofilosofia do Poder no Neoliberalismo. Agradecemos intensamente pela colaboração, sem a qual nada disso teria sido possível e temos o prazer de compartilhar com v. Excelências, em anexo, a peça para divulgação.
O evento irá ocorrer no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em seu Auditório Vivaldi Moreira, no dia 16/02, às 17h de Brasilia. Haverá transmissão simultânea pelo canal do TCE no youtube: https://www.youtube. com/tcemgoficial
Esperamos a honrosa presença de todos e todas.
No comments:
Post a Comment